Tesão e ciclo menstrual???
Será que existe realmente alguma relação entre o período do ciclo da mulher e o desejo sexual? Há muitas discussões sobre isso porque existem especialistas que acreditam que o desejo aumenta no período de maior fertilidade da mulher, a ovulação, com o intuito de procriar. É uma afirmação que coloca a mulher no mesmo patamar dos outros animais, mas será que existe relação?
Bom, uma coisa nós sabemos, as mulheres tem os mais variáveis momentos e motivos de desejo e isto parece estar muito mais ligado a fatores externos do que hormonais. Se fosse regido somente por hormônios, seria fácil controlar o tesão nas mulheres que usam anticoncepcional, que sabem exatamente como está o ciclo. E pior, como estão sempre com a ovulação inibida, se as mulheres aumentassem o desejo apenas no período ovulatório, essas mulheres estariam sempre sem nenhum tesão. E o que falar das mulheres na menopausa? Não existiria nenhuma com vida sexual saudável! Portanto, isso é muito questionado.
Algumas mulheres sentem mais desejo no período pré- menstrual, outras não, porque são acometidas pelas alterações incômodas da síndrome pré- menstrual. O inchaço, a dor abdominal, além daquela sensação de “estou horrível” faz com que qualquer desejo sexual seja arrefecido. Outras, porém, aumentam o tesão no período menstrual e outras imediatamente após. Alguns estudos comprovam esse aumento apenas antes e depois da menstruação. Portanto, não há uma regra para isso. Fácil entender porque os homens nos acham tão complicadas, não é? Prefiro dizer que somos muito interessantes. Afinal, tudo que é fácil desvendar perde um pouco do encanto!
O que temos certeza é que a mulher não é comandada apenas pelo pico de algum hormônio, fazendo com que ela tenha desejo sexual apenas em um período do mês. O mais importante é a relação com o parceiro, o equilíbrio emocional, sentir-se desejada, sentir-se importante, estar bem profissionalmente, o ambiente de respeito e as novidades na relação.
E na menopausa? Algumas mulheres reduzem o desejo a partir de então, porém, muitas delas continuam com uma vida sexual ativa e até descobrem-se mais soltas quando não têm nenhum risco de engravidar. Há relatos de mulheres que só descobriram o orgasmo após a menopausa!
Portanto, os anos passam e as mulheres continuam sendo imprevisíveis e interessantes. E uma regra é clara: não há mulher que resista a um parceiro que a valorize por inteiro!