cancro da mama sintomas
O câncer de mama, em fase inicial, geralmente não causa dor. Porém, à medida que o câncer cresce, ele pode causar algumas alterações. Geralmente o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor e pode crescer lenta ou rapidamente.
Fique atenta e procure o seu médico diante de qualquer um destes sinais apresentados a seguir. Eles podem ou não significar a presença de um câncer, porém, nada substitui a avaliação médica.
Fique de olho e Cuide-se!
- Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama ou próximo a ela ou ainda na região da axila.
- Alteração no tamanho ou na forma da mama.
- Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo.
- Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama.
- Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele da mama adquire um aspecto de casca de laranja).
- Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor, escamação.
A maior parte dos nódulos não são câncer. Comumente são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.
Para descobrir se tem ou não um câncer de mama, você deverá fazer o auto exame mensal; exame médico pelo menos uma vez ao ano; exames ginecológicos anuais e uma mamografia antes de chegar aos 40 anos de idade, preferencialmente entre os 35 e 39 anos. Depois dos 40 anos, deverá fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano. É muito importante seguir as indicações de seu médico.