Anticoncepcional pode diminuir o desejo sexual
Um novo estudo mostra que tomar a pílula anticoncepcional pode fazer com que as mulheres sintam menos desejo sexual. Cientistas descobriram que há uma ligação entre disfunção sexual e o contraceptivo.
A pesquisa se baseia nos efeitos que o uso contínuo de anticoncepcional pode ter, especialmente em mulheres mais jovens. E problemas sexuais podem ter um impacto negativo na qualidade de vida de uma mulher, principalmente em sua auto-estima.
A disfunção sexual feminina é um distúrbio muito comum – duas em cada cinco mulheres apresentam algum sintoma nesse sentido. O sintoma mais comum é a falta de desejo sexual.
No estudo os cientistas analisaram mais de mil mulheres – a maioria era sexualmente ativa. As voluntárias deveriam responder um questionário. Ele identificaria possíveis problemas sexuais e compararia os resultados com o tipo de método contraceptivo que elas usaram nos seis meses anteriores à pesquisa.
Eles descobriram que mulheres que usavam a pílula eram as que mais sofriam com a falta de desejo sexual, se comparadas com aquelas que usavam outros métodos como a camisinha.
Para os especialistas é irônico que mulheres que tomam a pílula, que deveriam ter mais liberdade sexual, acabem sentindo menos desejo.
Eles foram convidados a completar questionários destinados a identificar problemas com a função sexual e este foi comparado com o tipo de contracepção se for o caso eles tivessem usado nos últimos seis meses.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tomaram anticoncepcional hormonal sofreu a disfunção sexual mais especialmente em comparação com aqueles que usaram outros tipos, tais como preservativos.
Dr. Irwin Goldstein, editor-chefe do Journal of Sexual Medicine, disse que este teve implicações enormes para as mulheres no início de suas vidas sexuais.
"A ironia é que essas mulheres são fornecidos um medicamento que permite a liberdade de preocupações reprodutivas, mas essas mesmas mulheres não recebem informações de que existem efeitos negativos significativos sobre sexuais que podem surgir", disse ele.
"Os agentes que interferem com o meio hormonal das mulheres podem afetar negativamente suas vidas sexuais."