A Menopausa não afeta a libido

04-02-2012 14:07

 

Em  uma recente pesquisa, 40 por cento das mulheres declararam que seus relacionamentos com seus maridos melhoraram após a menopausa e que muito mais o sexo sem o medo de engravidar. Tais estudos contrariam o mito de que idade avançada é um 'deserto' sem sexo.
 
"    Você sabia que sua vida amorosa pode até melhorar depois da menopausa?
"    A paixão pode ser recarregada e as faíscas re-ignificadas?
 
Normalmente, quando os filhos crescem e deixam o lar, a mulher tem mais liberdade, tempo e independência para tornar-se íntima com seu parceiro e começar o 'segundo tempo' de sua vida amorosa. No entanto, muitas mulheres que estão atravessando a menopausa preocupam-se de que suas mudanças hormonais possam "esfriar" seus relacionamentos sexuais.
 
O 'resfriador' da libido
 
Muitas mulheres navegam através de sua menopausa com muito poucos sintomas, ou, se forem extremamente sortidas, sem nenhum.
 
No entanto, uma grande proporção de mulheres têm sintoma físico ou psicológico. Alguns sintomas da menopausa podem temporariamente diminuir a capacidade da mulher de uma vida sexual plena. Sintomas tais como suor noturno e ondas de calor podem ser contraproducentes ao relaxamento e ao romance. Deficiência relativa de estrogênio podem causar secura vaginal e adelgaçamento das paredes vaginais. A falta de lubrificação e suporte para as paredes vaginais podem reduzir o tesão durante o sexo e aumentar o atrito, que, por sua vez, pode tornar o ato um pouco dolorido e causar uma leve 'queimação' ou irritação.
 
Sintomas psicológicos tais como mudanças de humor, insônia e depressão, podem aumentar um pouco os efeitos físicos. Até mesmo mulheres que costumavam elas mesmas iniciar o sexo com seus parceiros, podem agora tentar evita-lo, apesar de que muitas dizem que, se elas fizerem sexo uma vez, ficarão surpresas ao verem o quanto elas o estão curtindo. Os maridos podem se sentir rejeitados algumas vezes, pó isso pode haver algumas dificuldades. Mas apesar de suas dimensões psicológicas, a menopausa  um efeito físico. Pode-se dizer que a 'heroína, assim como o vampiro' deste drama é definitivamente o estrogênio. O estrogênio é, na verdade, o responsável por aquele sentimento de bem-estar e as mulheres se acostumam a esta sensação. Quando doses de estrogênio desaparecem regularmente, pode causar uma sensação de 'aterrissagem forçada' A boa notícia é que todos estes problemas podem ser remediados, informa a Dra. Usha Dubey, professora em ciência da vida, a qual também fez pesquisas neste assunto.
 
Terapia de Reposição de Hormônios - TRH   (em inglês HRT)
 
TRH consiste de hormônio feminino natural ou sintético que substituem os hormônios que a mulher perde durante a menopausa. Eles vêm na forma de tabletes, compressas ou gel e sempre contêm estrogênio (em forma natural ou sintética). TRH pode melhorar muitos dos sintomas da menopausa que atrapalham uma vida sexual satisfatória. Secura vaginal, perda de lubrificação, sensação dolorosa, irritação e vulnerabilidade a infecções por bactérias e fungos, podem ter uma melhoria acentuada, se não total com a TRH. Ondas de calor e suores noturnos também podem ser eliminados.
 
Muitos estudos sugerem que uma baixa dosagem de testosterona pode ser eficiente no tratamento de mulheres pós menopausa que têm uma libido baixa. A terapia parece ter um resultado melhor ainda com mulheres que tiveram uma menopausa cirúrgica (o que ocorre quando ambos os ovários têm que ser removidos cirurgicamente) a uma idade relativamente jovem.
 
O lado bom da coisa
 
Hoje sabe-se que a mulher tem no mínimo a mesma habilidade do homem para curtir o sexo e mais a vantagem de reter sua capacidade de orgasmos múltiplos simultâneos até bem mais tarde na sua vida. Homens jovens têm a capacidade de sexo freqüente, mas ao ficarem mais velhos eles ficam satisfeitos com sessões menos freqüentes de sexo. Ironicamente, muitas mulheres descobrem um libido redobrado ou renovado se elas começarem a fazer a Terapia de Reposição de Hormônios para problemas da menopausa e não é incomum  que seus maridos não estão conseguindo 'dar conta do recado. "Para muitas mulheres na pós menopausa, o fato de seus maridos demorarem mais a atingirem o climax constitui-se numa vantagem; isto faz com que a sessão de sexo torna-se muito mais prazerosa do que quando eles eram jovens e quando tudo parecia acabar em questão de poucos segundos. Isto nos dá tempo e oportunidade de explorar novas sensações e curtir uma variedade de emoções," explicou Bangalore baseado no psicologista Neelam Saraswat.
 
A Magia do Toque
 
Após a menopausa, o toque e a intimidade muitas vezes tornam-se mais importantes para o prazer físico do sexo de penetração. Esta necessidade de tocar e de ser tocado, física e emocionalmente, vale muito a pena ser nutrida.  Tal contacto assegura a confiança e conforto e a chance de demonstrar ternura, companheirismo e amor. "Durante a menopausa o foco no sexo físico tende a ser superado pelos ingredientes emocionais., sociais e espirituais do amor, pois que o casal e o relacionamento tornam-se mais maduros.
 
Lembrando sempre que existem muitas expressões de amor, além to ato sexual em si e todas podem melhorar a confiança e destacar os sentimentos de auto-estima e valor," confirma Saraswat.
 
Exerça cautela
 
"A Terapia de Reposição de Hormônios é segura se for empregada em um paciente adequado, sob supervisão de um competente ginecologista. Ela ajuda muito  no aumento da libido após a menopausa, mas não deve ser prescrita somente ara por esta razão particular. Ela será eficiente somente se for aplicada por ao menos de seis meses a uns poucos anos. O tratamento é caro, mas se pensarmos nos benefícios que ela propiciará, vai valer a pena, com certeza. Por exemplo, ele incrementa a concentração mental, uma maior densidade óssea e uma constante e geral sensação de bem estar".