O dia mundial do Orgasmo - você sabe quando é?

09-02-2012 14:19

 

O Dia Mundial do Orgasmo foi criado há 11 anos por uma sex shop, mas já tem impacto na vida de toda a gente. No dia 31 de Julho, comemora-se o dia do fenómeno mais feliz da humanidade.


 

Dia Mundial do Orgasmo foi criado na Inglaterra, e a data resultou de uma artimanha de lojas sex shopbritânicas, para suscitar a discussão sobre a sexualidade feminina, assim como aumentar as vendas.

 


Hoje o dia serve para abrir discussões sobre o estado das relações sexuais, e tirar conclusões sobre os motivos que levam a que, dez anos depois, ainda 80 por cento das mulheres nunca tenham atingido o orgasmo, sendo o motivo, em 50% dos casos, a falta de desejo.

Mas porque não sentem elas desejo?
As investigações feitas até agora explicam que este fenómeno pode dever-se à falta de conhecimento do corpo feminino, tanto por parte da mulher, como do seu parceiro, o que faz com que o acto sexual seja realizado de uma forma quase mecânica, sem consideração pelo prazer feminino.

Outro factor que pode levar a isto é a monotonia no casal. O sexo deixa de ter interesse e torna-se menos frequente e prazeroso.


E o que é, afinal, o orgasmo?
O orgasmo é a terceira fase do ciclo de resposta sexual e o auge da excitação durante o sexo, seja ele de que tipo for. O desejo cresce e promove uma série de mudanças no corpo.

A pessoa fica mais excitada, a respiração e o coração aceleram. Todo o corpo participa do processo, caracterizado pela lubrificação da vagina na mulher. Quando atinge o orgasmo, a pessoa entra na fase da resolução, onde o corpo retorna à condição anterior ao desejo.


E não conseguem atingir o orgasmo porque...?
É importante perceber que o desejo sexual é uma condição fundamental para atingir o orgasmo. Se a  mulher tem dificuldades em atingi-lo precisa, em primeiro lugar, entender o porquê. Esse porque pode ser uma doença física, ou um bloqueio emocional. O importante é não forçar.

Não se obrigar a atingir o orgasmo. Essa pressão só aumentará a frustração sexual e emocional em não conseguir atingi-lo.